Por Mathusa Avanci, corretora imobiliária  

junho /2025


Antes de Falar com Corretores, Leia Isso! 



 Quem nunca clicou em um anúncio de imóvel e de repente foi bombardeado de corretores dizendo – Olá, vamos conversar?

 

Só quem já passou por isso e talvez tenha desistido ali mesmo, sabe o quanto é desesperador ver um monte de corretores correndo atras como no The Walking Dead¹.

 

Clicar em vários anúncios, marcar visitas e conversar com diversos corretores sem primeiro entender de todo o processo da compra ou do seu próprio orçamento pode se transformar em algo exaustivo e desastroso.

 

Sem um plano e sem orientação, o comprador corre o risco de se frustrar, perder oportunidades ou até comprometer seu futuro financeiro.

 

Mas então qual é o primeiro passo?


 

Conversar com vários corretores pode até parecer uma boa ideia no início, mas o que realmente faz a diferença na hora de encontrar o imóvel ideal é contar com um corretor de confiança, que acompanhe você de perto em cada etapa do processo.

 

Uma boa forma de começar é pedindo indicações a amigos, familiares ou colegas que já passaram por essa experiência. Também é importante verificar se o profissional está devidamente registrado no CRECI, o conselho que regulamenta a profissão.

 

Quando você confia em um único corretor, ele se dedica mais ao seu processo. Ele passa a entender melhor o seu perfil, suas necessidades, preferências e limites financeiros. Isso permite que ele atue de forma mais assertiva, focando naquilo que realmente faz sentido para você e não apenas enviando links de imóveis aleatórios.

 

Além disso, ao saber que você está se comunicando apenas com ele, esse corretor vai priorizar o seu atendimento. Afinal, a concorrência do mercado é grande, e o profissional que percebe que o cliente está espalhando informações e contatos com vários outros corretores tende a dividir sua atenção entre diversos atendimentos, e não focar especificamente em você.

 

Achei o corretor e agora?


 

1 - Primeiro o corretor precisa Entender o Perfil do Comprador, se for uma compra com a intensão de moradia, o corretor precisa entender a logística da família, suas necessidades, rotinas, preferências regionais e tipo de imóvel pretendido, se casa, apartamento ou geminado por exemplo. Se for somente com a finalidade de investimento, entender o que melhor atende as expectativas do investidor, o quanto espera de retorno e qual tipo de imóvel.

 

2 - Entender a Capacidade Financeira e o Orçamento Proposto, fazer simulações, avaliar valores de entrada em caso de financiamento ou se o comprador tem outro bem como parte do pagamento, pois isso tudo vai influenciar e muito no imóvel a ser apresentado.

 

3 –  Agora sim, Iniciam-se as Visitas. A menos que o cliente já tenha uma definição clara do que realmente busca, o ideal é que esse passo ocorra somente após as etapas 1 e 2 acima, tornando o processo mais focado e eficiente."

 

4 – Imóvel encontrado, inicia-se o processo de Negociação, cuidar da Documentação e de Fechar o Negócio. E é principalmente aqui que um corretor de confiança faz toda a diferença, pois qualquer erro pode causar sérios transtornos.

 


Conclusão: Compra com consciência é compra com tranquilidade


 

Com planejamento, orientação adequada e o apoio de um corretor comprometido, essa jornada pode ser muito mais leve, segura e até prazerosa.

 

Mais do que pressa, é preciso ter clareza. Ao seguir um passo a passo estruturado e contar com um profissional de confiança, você não só evita dores de cabeça, como aumenta muito as chances de fazer um excelente negócio.

 

Seu futuro lar ou seu próximo investimento merece atenção, cuidado e estratégia. Escolha bem o seu parceiro nessa jornada e comece da forma certa.

 

 

Sinopse: The Walking Dead conta a história de um pequeno grupo de sobreviventes em um mundo pós-apocalíptico cheio de mortos-vivos. A série apresenta a excessiva jornada do grupo liderado por Rick Grimes, em busca de suprimentos e refúgios seguros. Além disso, os sobreviventes têm que lidar com dilemas morais, sentimentos confusos e desafios do dia a dia em um mundo hostil e praticamente dominado por mortos-vivos. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Walking_Dead_