Por Mathusa Avanci, corretora imobiliária
Dez/2023
A casa própria é o sonho de quase todo brasileiro e o financiamento bancário é uma das portas para o tão esperado "Lar Doce Lar". Pensando nisso trouxemos algumas dicas:
* Antes de tudo, consulte seu nome, veja se possui alguma restrição, pois estar negativado deixa a possibilidade do financiamento mais distante. Caso tenha alguma dívida, a sugestão é que quite por completo, pois muitas vezes o parcelamento pode comprometer a concessão do seu crédito junto a instituição financeira.
* Pesquise as condições adotadas por mais de um banco, veja quanto as taxas e prazos oferecidos e crie uma relação de confiança com ele antes de fechar o negócio.
* Planeje-se financeiramente, afinal precisará do valor de entrada do imóvel, emolumentos, impostos e outros itens que possam a surgir e lhe pegar de surpresa.
* Tenha movimentos na conta bancária escolhida para intermediar o seu financiamento, deposite salários, pagamentos de serviços prestados ou qualquer outro recebível.
* Outra sugestão é ter o CADASTRO POSITIVO, ele é um histórico de como você se comporta em relação ao seu crédito, reunindo suas contas, considerando sua pontualidade e conduta como pagador.
* Use e abuse dos simuladores de financiamentos habitacionais, o mais conhecido é o da Caixa, disponível em www.caixa.gov.br. Simule diversas operações como valor de entrada, parcelas mensais, taxas de juros e outros possíveis encargos envolvidos no processo.
E, estar bem informado e acompanhado de profissionais de confiança é extremamente importante nessa hora.
Os textos são de autoria dos escritores /colaboradores desde blog e podem ser usados por terceiros com as devidas citações.