Por Mathusa Avanci, corretora imobiliária
Dez/2023
Entre o ideal e o real começamos pelo possível, o ideal obviamente é que a primeira casa fosse “A CASA” dos sonhos, com tudo o que se tem direito, afinal quem não gostaria de chegar em casa, com seus 300 ou 400m², piscina, salão de festas e pudesse relaxar ao final de um dia de trabalho enquanto as crianças brincam na brinquedoteca. Mas o real é que nem sempre isso é possível, e muitas vezes a pessoa passa anos pagando aluguel sonhando com algo que com um pouco mais de paciência e planejamento conseguiria conquistar.
Muitas vezes enquanto se sonha com a casa perfeita, outras oportunidades passam despercebidos aos olhos, no tempo dos nossos pais, a casa era um templo a ser construído tijolo a tijolo, seus parentes próximos moram na mesma rua, e possivelmente seus filhos também iriam morar, mas aconteceu que a maioria dos filhos alçarão voos mais distantes e já não moram mais tão próximos aos pais.
O que quero dizer com isso, é que a forma de obter seu primeiro imóvel também mudou, hoje com planejamento, você consegue iniciar sim o sonho do seu imóvel próprio. Talvez não aquele citado acima nesse primeiro momento, mas porque não começar com algo mais acessível? Ao longo da vida as coisas vão mudando, inclusive as oportunidades profissionais, hoje você inicia com um imóvel de menor valor, conforme a família cresce ou as prioridades mudam, o imóvel vai mudando junto. Mas para isso acontecer de fato é preciso começar de algum lugar.
Dar uma segurada nos supérfluos, quem sabe até tentar uma segunda fonte de renda mesmo que seja até juntar o valor da entrada e impostos, evitar comprar a prazo o máximo de coisas possíveis, fazer um planejamento para os próximos meses ou anos, tudo isso ajuda e muito na conquista do primeiro imóvel. Sempre com disciplina e persistência para se conseguir o que se almeja.
Pronto, agora você já conquistou o primeiro imóvel, muito provável que o valor do financiamento seja similar ao valor do aluguel, e se esse imóvel ainda não é aquele que te completa, bora começar tudo de novo, mas com a diferença que o imóvel que já possui pode ser dado como entrada no próximo lar doce lar.
Aqui você encontra Dicas para quem quer financiar seu primeiro imóvel
Os textos são de autoria dos escritores /colaboradores desde blog e podem ser usados por terceiros com as devidas citações.